Escolha uma Página

A Comissão Política Estadual do PCdoB de Mato Grosso do Sul reuniu-se nesta manhã para fazer um chamamento a militantes, amigos e aliados a fim de intensificar a mobilização da campanha da chapa Lula/Alckmin, nas ruas e nas redes, para ampliar a expressiva votação obtida no 1° turno entre os sul-mato-grossenses – quase 40% dos votos válidos -, proporcionalmente a maior entre os estados da região Centro-Oeste, e aprovou por unanimidade o apoio ao candidato governador Eduardo Riedel (PSDB), pela democracia, para barrar o avanço da extrema-direita bolsonarista. Leia a seguir a íntegra da nota aprovada:

“PCdoB prioriza campanha de Lula/Alckmin e define apoio a Riedel no 2° turno em MS

O Partido Comunista do Brasil de Mato Grosso do Sul – PCdoB de MS – vem a público reafirmar que sua prioridade nesta reta final das eleições de 2022 é fortalecer as mobilizações para ampliar a expressiva votação obtida pela chapa Lula/Alckmin entre os sul-mato-grossenses no 1° turno, e também tornar público que, após examinar o quadro da disputa local neste 2° turno, aprovou por unanimidade seu apoio a Eduardo Riedel (PSDB) para governador. Tal decisão é coerente com o que os comunistas já têm feito em âmbito estadual e nacional na atualidade: trabalhar para isolar e derrotar o polo da extrema-direita que emergiu desde eleição de Bolsonaro (2018).

Em MS, disputam o 2° turno justamente os dois candidatos que já desde o 1° turno apoiam Jair Bolsonaro e também disputam a exclusividade de seu apoio, ora dado a um, ora a outro, ora manifestado de forma dúbia. Mesmo isso não os torna rigorosamente iguais. Ao contrário, a realidade mostra diferenças importantes. É na junção entre Capitão Contar (PRTB) e Bolsonaro que reside o chamado “bolsonarismo raiz”, que nada mais é que o velho fascismo de mãos dadas com o ultraliberalismo, a serviço da destruição da nação e do que o povo conquistou ao longo da história. Para isso, marcham determinados a substituir o regime democrático da Constituição de 1988 por uma ditadura aberta, obscurantista e sustentada no terror de Estado. Contar, organizador de motociatas a “la Mussolini”, disse recentemente que se Lula for eleito presidente e ele governador, “PT aqui não entra”.

Eleger Eduardo Riedel é preservar perspectivas civilizadas de convívio democrático, mas também de parcerias futuras entre os governos estadual e federal, caso Lula vença. A propósito, Bolsonaro e suas hordas, lideradas aqui por figuras como o Capitão Contar, sabotaram MS na questão do ICMS e no combate à pandemia. Neste caso, é inesquecível o papel do então secretário de Saúde Geraldo Resende, reeleito deputado federal na bancada do PSDB juntamente com Dagoberto Nogueira, historicamente ligado às causas trabalhistas.

Sobre a campanha da chapa Lula/Alckmin, é preciso intensificar o trabalho nas ruas nestes dias finais, mas também criar agendar concretas que mostrem aos sul-mato-grossenses a frente ampla que se formou para salvar o país da tragédia, com a participação da ex-presidenciável Simone Tebet, senadora do MDB/MS, de Fábio Trad, deputado federal do PSD/MS, dos que aqui fizeram a campanha de Ciro Gomes (PDT), de Soraya Thronicke (União Brasil) e de outros presidenciáveis, bem como de apoiadores novos ou já declarados desde o 1° turno vinculados às diversas candidaturas que disputaram o governo do estado.

O PCdoB chama militantes, aliados e amigos e se somarem nas ruas e nas redes nesta reta final. Com Lula 13 e Riedel 45, vamos derrotar os capitães das trevas e abrir um tempo novo para o Brasil e o Mato Grosso do Sul.

Campo Grande-MS, 19 de outubro de 2022.

A Comissão Política Estadual (Executiva) do PCdoB/MS.