Escolha uma Página

O Ato Político de Abertura da histórica Conferência Estadual de MS do 15° Congresso do PCdoB foi prestigiado por diversas lideranças políticas e sociais. Impossibilitada de participar, a senadora Simone Tebet (MDB/MS) enviou esta saudação à Conferência, destacando as afinidades que nos unem neste momento em defesa da democracia, da vida, sa saúde, da cultura, da educação e do povo. “Eles precisam saber que trazemos dentro de nós as sementes que resistem”, disse a senadora. “A senadora Simone teve papel importante na derrubada do veto de Bolsonaro às federações partidárias no Senado Federal”, disse Iara Gutierrez Cuellar, reeleita presidenta do PCdoB na Conferência.

Participaram do ato político virtual da Conferência os presidentes estaduais do PT, Wladimir Ferreira, do Cidadania, Ricardo Maia, do PV, Marcelo Bluma, e a presidenta do PSOL, Cris Duarte, que audaram os delegados e delegadas reiterando a longa história de amizade e de parcerias entre os seus partidos e o PCdoB. Manifestaram acordo com a necessidade de união de amplas forças para derrotar o bolsonarismo, mas que isso não significará deixar de lado o debate e a luta em torno das grandes questões que afetam o povo e a nação brasileira.

As dirigentes nacionais do PCdoB, Rosanita Campos e Liège Rocha, se pronunciaram na abertura e acompanharam todo o transcorrer do fórum máximo de deliberação do partido em âmbito estadual. Representantes da UNE, da UBES, da UJS, da ADJC, da UBM, da Unegro, da CTB e da UNA LGBT de MS também participaram da vibrante cerimônia de abertura. Impossibilitados de participar da Conferência, o deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) e o presidente municipal do PSD, Antônio Cézar Lacerda, enviaram saudações aos conferencistas.

Mario Fonseca, que esteve com Iara e a direção no esforço de diálogo com os parlamentares, visando a garantir as federações partidárias, disse que “Simone Tebet e Fábio Trad, deputado federal do PSD-MS, estiveram lado a lado com o PCdoB na linha de frente da ampla unidade que possibilitou essa importante vitória, que não é só do nosso partido, mas acima de tudo da democracia.

A Conferência Estadual “Ramiro Moysés Neto” do PCdoB/MS, teve seu nome em homenagem ao camarada Miro, como era conhecido, recentemente vitimado pelo genocídio da Covid-19 quando era vice- presidente do PCdoB/MS, presidente da CTB/MS e dirigente da Fetagri/MS. Auava no movimento sindical dos trabalhadores rurais há décadas, tendo sido eleito vereador de Eldorado-MS, então pelo PT. Em 2007, entrou no PCdoB e ajudou a fundar a CTB/MS. “Miro era, ao mesmo tempo, agregador, politizado e combativo. Fazia a luta coletiva pela terra e por condições para que as pessoas pudessem nela trabalhar, mas também trabalhava na terra, no lote que conquistou com sua família no Assentamento Estrela, em Jaraguari-MS”, conta Renato Pires de Paula, eleito hoje vice-presidente PCdoB/MS e há um semana reeleito presidente do Comitê da capital. O vídeo apresentado em sua memória e a participação de sua esposa, a militante do PCdoB Francisca Souza, com a voz embargada, ainda sentindo a dor da perda, foi um momento de muita emoção.

A conferência aprovou os projetos de resolução em debate no 15° Congresso, que abordam a necessidade da frente ampla pela democracia e pela vida para derrotar Bolsonaro, garantindo eleições livres em 2022, a unidade progressista em torno de uma Plataforma Emergencial de Reconstrução Nacional e o desafio de construir uma linha de massas para fortalecer o PCdoB junto ao povo.

Na sequência, foi feito o balanço do trabalho partidário no estado no último período, para os presentes, bastante positivo no saldo, ao mesmo tempo em que apontou desafios e novas perspectivas para o próximo biênio. Ao final, foi eleita a nova direção estadual que conduzirá o PCdoB/MS nos próximos do ano, com a recondução da professora Iara Gutierrez Cuellar para mais um mandato como presidenta estadual da legenda comunista em Mato Grosso do Sul.

Foi, ainda, eleita a delegação do PCdoB/MS à Plenária Nacional do 15° Congresso do PCdoB, instância máxima deliberativa dos comunistas em nível nacional, que será realizada nos dias 15 a 17 próximos, em formato virtual, com os recém-eleitos como secretário estadual de formação, Mario Fonseca, e como secretária estadual de organização Mercedes Alencar, eleitos como delegados titulares, além de Mathilda Souza e Luigi Amarílio do Carmo, eleitos na condição de suplentes.

Elton Luciano, secretário de Comunicação do PCdoB/MS,

e Mario Fonseca, secretário de formação e propaganda do PCdoB/MS