A presidenta estadual do PCdoB-MS, Iara Gutierrez, Junto a secretaria adjunta de organização Mercedes Alencar visitaram o gabinete do senador Nelson Trad Filho (PSD), na ultima sexta feira (17), e foram recebidas pelo Adilson, assessor de gabinete do senador.
A pauta central da conversa foi a derrubada do veto presidencial ao projeto que institui as federações partidárias e a defesa da democracia, cuja a votação deve ocorrer até dia 2 de outubro. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 477/2015, que permitiria aos partidos se unirem em uma federação para atuar como se fossem uma legenda única. O veto foi publicado na quarta-feira (8) pelo Diário Oficial da União.
Conforme o PL 477/2015, os partidos que decidissem formar uma federação deveriam permanecer nela por um mínimo de quatro anos e, para a federação continuar em funcionamento até a eleição seguinte, deveriam permanecer nela dois ou mais partidos. Valeriam para a federação partidária todas as normas sobre as atividades dos partidos políticos nas eleições, como registro de candidatos, uso de recursos eleitorais, propaganda eleitoral, prestação de contas e convocação de suplentes.
Para atingir seus objetivos, o projeto alteraria a Lei 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e e a Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições).